A lei 6965, de 09 de dezembro de 1981, diz que uma das atribuições do profissional graduado em Fonoaudiologia é a prevenção. Esta tem se tornado um instrumento cada vez mais importante para todos os profissionais da saúde, visto que por meio da promoção e prevenção da saúde consegue-se evitar várias patologias ou pelo menos diminuir sua incidência, além de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.
Os principais objetivos do fonoaudiólogo nas escolas são promoção e prevenção e atuação junto aos professores no sentido de orientá-los. Além disso, outro objetivo deste profissional no âmbito escolar é o de otimizar a comunicação de todos os alunos da escola, desenvolvendo suas potencialidades ao máximo.
O fonoaudiólogo tenta proporcionar tais experiências para os alunos através de intervenções diretas (por meio de oficinas realizadas em sala de aula) e indiretas (através da orientação dos professores). Como objetivo secundário observamos a detecção de determinadas alterações na comunicação (em todas as áreas da fonoaudiologia, inclusive na de linguagem – podendo detectar precocemente disgrafias, dislexia, entre outras alterações) e encaminhamento para tratamento. Vale a pena ressaltar que não é função do fonoaudiólogo (que atua em escolas) tratar tais alterações apontadas pelas triagens. O mesmo deve indicar aos pais clínicas ou centros de atendimento que sejam fora da escola, elas não devem ter vínculos ou interesses comerciais com a escola.
A atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar vai além da atuação clínica, visto que prega a promoção/prevenção/otimização dos aspectos comunicativos dos alunos, se distanciando da tríade observada na clínica: avaliação/diagnóstico/terapia de alterações previamente instaladas. Visto a relevância de tal profissional para a melhora na comunicação das crianças/ adolescentes e para melhora da atuação dos professores, é importante a inserção deste profissional para a melhora da qualidade do ensino no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário