terça-feira, 22 de março de 2011

Fonoaudiologia oferece curso de extensão sobre hiperatividade


        O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas estará realizando no dia 2 de abril o curso de extensão sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, destinado aos estudantes e profissionais de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e áreas afins. O curso será ministrado pelas fonoaudiólogas Daiane Melo e Lidiane Batista, no horário das 8h às 12h. O investimento é de R$ 50,00 (alunos não sócios da AFERO), R$ 30,00 (alunos sócios da AFERO), R$ 60,00 (profissionais não sócios da AFERO) e R$ 40,00 (profissionais sócios da AFERO). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Fonoaudiologia (Rosângela) e na Clínica de Fonoaudiologia (Daiane e Lidiane). As vagas são limitadas.
          O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acomete crianças, adolescentes e adultos, cujas manifestações podem modificar o comportamento. Os indivíduos com TDAH apresentam um padrão de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e grave do que os apresentados em indivíduos normais, acometendo mais meninos do que meninas, numa proporção de 3/1. Diversos estudos comprovam que 50% a 60 % dos pacientes mantém sintomas na vida adulta, com significativo comprometimento na vida social, acadêmica, ocupacional e familiar. Tanto o processo diagnóstico quanto o tratamento do TDAH são complexos, não só pelo caráter dimensional dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade, mas também pela alta freqüência de comorbidades psiquiátricas apresentadas pelos pacientes. Profissionais da área de saúde mental da infância e adolescência freqüentemente se deparam com situações clínicas em que o diagnóstico do TDAH deve levar em consideração a presença de diferentes condições, tais como déficits cognitivos, transtornos de aprendizagem ou transtornos invasivos do desenvolvimento, sendo fundamental o melhor entendimento da complexidade desses casos para a adequada orientação, elaboração da intervenção terapêutica e avaliação da necessidade do suporte educacional e emocional para esses pacientes e suas famílias.

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