sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ortodontia e Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência da comunicação humana que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia, cuja especialização está dividida em Linguagem, Voz, Audiologia, Saúde Coletiva e Motricidade Orofacial.
            A especialização de Motricidade Orofacial atua na busca do equilíbrio da musculatura oral e no estabelecimento das funções estomatognáticas, através da terapia miofuncional. O fonoaudiólogo que a trabalha nessa área deve ter alguns conhecimentos e habilidades, como: anatomia e fisiologia pertinentes às estruturas orofaciais e cervicais; compreender fatores contribuintes e causais relacionados aos distúrbios miofuncionais orofaciais e cervicais; compreender os conceitos odontológicos e médicos básicos; compreender inter-relação da fala, voz e os distúrbios miofuncionais orofaciais e cervicais entre outros.
            A Ortodontia é a área da odontologia interessada no crescimento, controle, correção e manutenção do complexo dento - facial, com destaque especial nos distúrbios do desenvolvimento e nas condições que causam ou requerem movimentação dos dentes.
             O tratamento ortodôntico deve seguir premissas básicas de crescimento e desenvolvimento facial, equilíbrio estático do tecido mole e equilíbrio funcional.
            Estas especialidades integram-se ao trabalho de Fonoaudiologia, uma vez que atuam sobre o Sistema Estomatognático. Esse sistema é formado por partes duras e moles, ou seja, passivas e estáticas (arcos osteodentários, maxila, mandíbula e articulação temporomandibular) e ativas ou dinâmicas (unidade neuromuscular) que movimentam as partes estáticas, está sujeito a interferências tanto estruturais como funcionais.
            Atualmente os vários estudos realizados sobre o sistema estomatognático têm contribuído para provar a necessidade da inter-relação das áreas de fonoaudiologia e ortodontia.
            Não basta aos profissionais o conhecimento das estruturas e funções desse sistema, é preciso compreender seu crescimento e desenvolvimento, relacionando suas estruturas e interpretando suas anomalias.
            Funções como sucção, respiração, deglutição, fala e mastigação propicia ao individuo um sistema estomatognático bem desenvolvido e em condições de funcionar em sua plenitude, capacitando-o assim usar este sistema de forma eficiente, contribuindo para o perfeito crescimento e desenvolvimento dos terços médio e inferior da face.
                Em Ortodontia, a duração da força é um fator mais importante que a intensidade. Pressões suaves e contínuas são mais eficazes na mobilização dos dentes que forças intensas e breves. Portanto, a força da língua e dos lábios é um fator que atua na oclusão dental.
            Assim, o fonoaudiológo trabalha a "função" e o ortodontista a "forma", aspectos intimamente intrínsecos. Desse modo o fonoaudiólogo, atuará em conjunto com o ortodontista, realizando um trabalho miofuncional de adequar os órgãos fonoarticulatórios e funções neurovegetativas.
            A Odontologia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais parafuncionais.
            Pacientes portadores de problemas periodontais, utilizando próteses dentárias ou implantes, com disfunções das articulações temporomandibulares ou que tenham realizado cirurgias ortognáticas, também podem ser encaminhados para o trabalho conjunto entre estas duas profissões.
            Dentro de qualquer área, especialmente na área da saúde, não há como acreditar que a atuação de um profissional possa acontecer de uma maneira isolada e auto-suficiente.
            Nos dias de hoje é de extrema importância a atuação interdisciplinar, que inclua profissionais da saúde com diferentes áreas de atuação e que estejam integrados em um propósito único de beneficiar, melhorando a qualidade de vida do elemento mais importante deste processo: o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário