sexta-feira, 9 de março de 2012

Síndrome de Saethre-Chotzen


A Síndrome Saethre-Chotzenfoi descrita pelos médicos HAAKON SAETHRE (1931) e F. CHOTZEN em (1932) e, é um tipo de herança de craniossinostose (fechamento prematuro de uma ou mais das suturas entre as placas ósseas do crânio) associada a anomalias congênitas múltiplas.
A síndrome é uma doença ou distúrbio que tem mais de um recurso de identificação ou sintoma, ou seja, além de ter craniossinostose, a criança com Síndrome de Saethre-Chotzen pode ter assimetria facial, pálpebras caídas (ptose), orelhas pequenas, baixa e uma linha fina membrana entre os dedos.  Embora algumas crianças com a síndrometivesse problemas de aprendizagem, inteligência normal é mais comum.

            A causa é uma mutação (alteração genética) em um gene chamado TWIST1 conhecido por ser importante no desenvolvimento da cabeça e membros.
Se este gene não está funcionando corretamente, os tecidos nessas regiões podem tornar-se "desorganizados", resultando na cabeça e no rosto assimetria, fechamento precoce das suturas do crânio, olhos caídos e dedos encurtados ou alado e dos pés.
É uma doença autossômica dominante que significa que apenas um gene TWIST anormal é necessário para causar a doença.
Uma pessoa com a síndrome tem uma chance de 50% para cada gravidez de passar esta mutação para a criança.

Para diagnosticar esta condição, o médico irá examinar o crânio da criança com cuidado.  A forma vai ajudar o médico a dizer se quaisquer suturas se fundiram.
 A tomografia computadorizada (TC) pode dar ao médico mais informações.  A TC é um procedimento de raios-X que leva um computador melhor visão transversal do corpo.
Características da criança, como as pálpebras, vai ajudar o médico a determinar se é a Síndrome de Saethre-Chotzen ou outra condição.
            O médico pode também fazer testes genéticos que mostram se a criança tem uma mutação que provoca a Síndrome de Saethre-Chotzen.
Normalmente corrige-se a craniossinostose, quando a criança é de 9 a 12 meses de idade.  O momento e a natureza exata da cirurgia é feita sob medida para a criança.
 Se a criança tem outras diferenças que necessitam de tratamento cirúrgico, como fenda palatina ou dedos palmados, o tempo destes reparos será tomado em consideração a um plano de tratamento coordenado.
 Outros possíveis problemas como problemas de alimentação, perda auditiva e atrasos de desenvolvimento serão monitorados e tratados conforme necessário.









Paciente com síndrome de SaethreChotzen. Correção após cirugia. (Fonte: www.google.com/imagens)





 
Verifica-se a presença de perda auditiva do tipo condutiva, a anquilose do estribo, fixação da cadeia ossicular e infecções crônicas de orelha média. Além destes aspectos relativos ao funcionamento auditivo, outros dados relacionados à morfologia craniofacial, como o desvio de septo nasal, palato ogival e anomalias dentárias (dentes ausentes, supranumerários ou anômalos), ocasionando má oclusão são importantes para a comunicação oral.
O comprometimento de estruturas orofaciais responsáveis pela fala, o comprometimento auditivo frequente e as dificuldades de socialização, associada a esta condição clínica sugerem antecipadamente a necessidade de avaliação e acompanhamento fonoaudiológico periódico com a finalidade de prevenir e (ou) minimizar as alterações na produçãofonoarticulatória nestes casos.

4 comentários:

  1. Olá , gostaria de saber se vc tem pacientes com essa sindrome e se você poderia me ajudar no quesito alimentação. Meu filho tem a Saethre chotzen e percebo ele bem seletivo para comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepita, meu filho tb tem a Síndrome de Saethre-Chotzen. Gostaria de trocar informações com você. Tem wathsaap? Abraço, Roberta

      Excluir
    2. Meu email é robertacneto@yahoo.com.br c/c rafaelvponte@yahoo.com.br.

      Excluir
  2. Eu sou portadora da síndrome saethre- chotzen.
    Meu zap (11) 973652051
    Posso ajudar vocês no que vcs precisarem..
    hoje tenho 26 anos. Os médicos descobriram que era portadora desta síndrome ainda qdo era bebê.. fiz logos tratamento.. hoje vivo uma vida normal.. e muito bem.

    ResponderExcluir